domingo, 19 de agosto de 2007

Arapoti - que lindo nome!

Arapoti

Parabéns pelo nome

No ótimo Guia da Rota dos Tropeiros publicado pela Secretaria de Estado do Turismo, Paraná Turismo em parceria com A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Sebrae e Ecoparaná, se diz que Arapoti significa “Campo Florido”. Lindo nome. Porém, eu pediria permissão para humildemente discordar do significado da palavra. Não por ser chato mas por desejar compartilhar mais uma coisa bonita do universo guarani. Poty ou “Poti” na grafia brasileira significa flor. Já “Ara” é uma palavra especial. Ara significa universo, céu ou firmamento. Significa também dia, data e até idade. No Paraguai, país onde o guarani é língua oficial a palavra “arapoty” é entendida hoje como sendo “primavera”.

Em meu livro (também na rede Clique Aqui) dou um exemplo que mostra a palavra com o sinificado de universo. A palavra é “Arandú” onde “ndu” é a raiz do verbo escutar. Portanto a palavra significa literalmente “escutar o universo”. No vocabulário sagrado do guarani é a palavra usada para traduzir o conceito de “sabedoria”. Moral da história: sábio é aquele que sabe escutar o universo.

Eu vejo muita beleza na palavra Arapoti, que dá nome ao município paranaense membro da Rota dos Tropeiros. Me maravilho com as seguintes possibilidades “Flor do Universo”, ou “Flor do Firmamento” ou Flor das Eras. Posso até ficar com a palavra “Primavera”. Mas na palavra não há nada que lembre “campo”. Campo é Nhú ou na escrita paraguaia “Ñú”. Devo dizer aqui que em todas as questões que envolvem o “tronco lingüístico” tupi-guarani, eu sou guarani e minha identidade é com o Paraguai até porque morando em Foz do Iguaçu (embora esteja no exílio), eu vou ser o quê? Por fim, o município de Arapoti ou Arapoty tem toda razão para orgulhar-se do seu nome.

Conheça um pouco da história da cidade paranaense

0 Comments: